ATM é um conjunto de estruturas que permitem a mandíbula realizar diversos movimentos em torno de um osso fixo durante a mastigação.
Esta articulação que une a cabeça, mandíbula e dentes (boca) pode ser considerada a mais utilizada do corpo humano. Uma mordida gera uma força de aproximadamente 220 kg por centímetro quadrado.
IMAGINA O ESTRAGO!
E O BRUXISMO NESSA HISTÓRIA?
BRUXISMO é o apertar e ranger dos dentes sem estar no processo de mastigação; é considerado uma conduta parafuncional (condutas involuntárias ou inconscientes). O estresse aumenta essa conduta, pois a rotina cotidiana gera tensões musculares extremas, podendo causar até tonturas e vômitos, prejudicando a qualidade de vida das pessoas.
Esta contração muscular aumentada é sinônimo de aumento da pressão articular causando dor no rosto, cabeça, pescoço e peito. Os maus hábitos causados podem induzir tensão articular pelo efeito de microtrauma repetitivo [ ]. Desta forma, vem a contribuir para a desordem craniomandibular miogênico e síndromes dolorosas orofaciais ou da cabeça e pescoço, assim como a ATM.
O bruxismo pode ser tratado por meio de fisioterapia, através da liberação miofascial, liberando os pontos de gatilhos, tenções e mobilizações. A conscientização da parafunção, a orientação da postura e exercícios específicos ajudam a fortalecer e desativar essa musculatura.
É recomendado procurar um dentista especialista na área que avaliará a necessidade de utilizar uma placa de oclusão para tratar essa disfunção musculoarticular em casos mais extremos.
O fisioterapeuta é o parceiro do dentista no tratamento destes problemas realizando um processo terapêutico.
Entre em contato conosco!