TERAPIA MANUAL E POSTURAL

A TERAPIA MANUAL É A ÁREA DA FISIOTERAPIA QUE CONTEMPLA O USO DE UM CONJUNTO DE TÉCNICAS MANUAIS EM BENEFICIO DO PACIENTE.

Para muitos leigos, a terapia manual é conhecida como um tipo de massagem e muitos a procuram por insatisfação com a fisioterapia  convencional, pois os resultados são mais rápidos e eficientes.

Possui uma visão global do organismo e utiliza-se de recursos terapêuticos que a fisioterapia convencional não atua.

O estilo de vida moderna impõe ao corpo grande carga funcional, gerando dores e disfunções neuro-músculo-esqueléticas. Aliado a isso, e cada vez menos o tempo disponível dos pacientes para o seu tratamento. Neste contexto, a terapia manual traz ao fisioterapeuta ferramentas de recuperação mais rápida a estes problemas, atuando sobre restrições de mobilidade qualquer elemento de desordem mecânicas ou de bloqueio funcional.

Na terapia manual é dar atenção particular ao alinhamento das articulações. A contração muscular é sinônimo de aumento da pressão articular. Os maus hábitos  por contração muscular aumentada podem induzir tensão articular pelo efeito de micro-trauma repetitivo em qualquer das articulações.

O  OBJETIVO DA TERAPIA MANUAL É BUSCAR UM ESTADO FISIOLÓGICO DE REPOUSO ARTICULAR COM:
– Menor quantidade de pressão intra-articular ;
– Menor tensão do tecido conjuntivo ;
– Menor quantidade de atividade muscular ;

PARA QUE AS ARTICULAÇÕES POSSAM FUNCIONAR:
– Sem dor;
– Sem atrito;
– Sem desgastes;
– Sem rupturas;
– Com um limite funcional nos movimentos.
ISTO PODE SER OBTIDO ATRAVÉS DE UM TRABALHO DE ALINHAMENTO DE TODO O CORPO COM TERAPIA MANUAL.

A META FINAL DE TODA TERAPIA É O ESTADO MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO PERFEITO BEM ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL DE NOSSOS PACIENTES.

A TERAPIA POSTURAL DEFINE-SE COMO O ARRANJO RELATIVO DAS PARTES DO CORPO.

A boa postura e o estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesões ou deformidades progressiva independente da atitude (ereta, deitada, agachada, curvada) nas quais essas estruturas estão trabalhando ou repousando.

A  má postura e uma relação defeituosa entre as varias partes do corpo que produz uma maior tensão sobre as estruturas de suporte é onde ocorre um equilíbrio menos eficiente do corpo sobre sua base de suporte.

As causas de dor postural são extremamente variáveis no modo de surgimento e na gravidade dos sintomas.

A BOA POSTURA É UM BOM HABITO QUE CONTRIBUI PARA O BEM ESTAR DO INDIVÍDUO.

A MÁ POSTURA É UM MAU HABITO E INFELIZMENTE , É DE INCIDÊNCIA MAIS ALTA.

postura-corporal-dra-elaine