Benefícios da água na saúde

Benefícios da água na saúde

Esta semana foi celebrado o Dia Mundial da Água, data que visa reforçar a importância deste nutriente para a vida humana, animal e vegetal. A quantidade de água consumida diariamente desempenha um papel muito importante para manter nosso corpo saudável e funcionando bem. Beber uma boa quantidade de água durante o dia oferece enormes benefícios à saúde.

Separamos alguns dos benefícios da água na saúde:

  • Alivia a fadiga: A sensação de cansaço pode ter como causa o pouco consumo de água. Ela é utilizada pelo corpo para eliminar toxinas e rejeitos que não necessitamos e que podem nos prejudicar.
    Quanto menor quantidade de água no corpo, mais o coração necessita trabalhar para bombear o sangue oxigenado para todas as células e outros órgãos principais.
  • Digestão e prisão de ventre: Quando consumida o suficiente, a água contribui para o aumento da taxa de metabolismo, ou seja, os alimentos consumidos se decompõem apropriadamente. Isso contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, prevenindo também a prisão de ventre.
  • Dor de cabeça: A desidratação é uma das principais causas das dores de cabeça e enxaqueca. Quando tiver dor de cabeça é importante beber água para que o corpo se hidrate e o problema seja resolvido mais rápido.
  • Melhora o humor: A água faz com que o corpo se sinta bem e melhore o nível de energia. Com o corpo ativo e em estado de funcionamento adequado, aumenta seu bom humor e te ajuda a sentir-se feliz, o que torna produtivo no trabalho e em diversas outra atividades.
  • Perda de peso: A água contribui na eliminação da gordura. Quando bebemos água, o estômago se enche e diminui consideravelmente o apetite. Além disso, ela não contém calorias, gorduras e ainda é livre de carboidratos e açúcar.
  • Pele saudável: Contribui também na recomposição dos tecidos da pele, aumenta sua elasticidade e hidrata. Recebendo os nutrientes o suficiente para manter sua pele hidratada, refrescada, suave e brilhante.
  • Regula a temperatura corporal: As propriedades térmicas da água aumenta a capacidade de liberação do calor do corpo quando o suor se evapora da superfície da pele, ajudando a manter a temperatura corporal durante o dia inteiro. A temperatura bem regulada nos faz sentir com mais energia e mantêm os músculos e articulações lubrificados.
  • Reduz o risco de câncer: Estudos indicam que o consumo de água reduz o riso de câncer de bexiga e cólon. A água destrói os agentes causadores de câncer, reduzindo também o risco de diferentes tipos desta patologia.

Fonte: melhorcomsaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp | Fale com a gente!