5 maneiras de prevenir lesões no tornozelo

Causas de lesões de tornozelo variam muito, mas as razões comuns incluem queda ou tropeçar, virar durante o jogo de esportes e perda de equilíbrio. Isso pode resultar em uma multidão de lesões no tornozelo, incluindo a lesão mais comum do tornozelo, onde os ligamentos ao redor do tornozelo exterior são entorse.

Principais dicas para a prevenção de lesões no tornozelo:

1. Mantenha-se em forma!

Fadiga, durante qualquer nível desportivo ou não desportivo em que você joga, pode causar lentidão de movimentos e aumentar o risco de lesões.

2. Gradualmente

As lesões geralmente ocorrem quando houve uma mudança na intensidade do treinamento ou na atividade do dia-a-dia. Um bom exemplo é o desenvolvimento de dor no tendão de Aquiles na parte de trás do tornozelo, quando um novo esporte é iniciado muito rapidamente, sem uma compilação adequada. Certifique-se de começar com uma pequena quantidade e talvez alternar com pé em intervalos de 1 minuto e, em seguida, aumentando gradualmente a distância ou intensidade.

3. Melhore seu equilíbrio

É fácil avaliar o seu equilíbrio, tentando ficar em uma perna, ou andando em uma linha em seus dedos. Tarefas como subir as escadas rapidamente, mudar de direção rapidamente no campo de futebol ou atravessar a estrada em velocidade, todos envolvem atividade muscular precisa e adequada e posição conjunta para que não nos ferir. O equilíbrio pode ser melhorado da mesma forma que a força pode. Um fisioterapeuta pode prescrever exercícios de equilíbrio apropriados para as atividades que você faz.

Girl on wobble cushion and physio

4. Fortalecer os músculos certos com os movimentos corretos

Você precisa considerar o fortalecimento dos peroneais (no lado lateral das pernas) e também tibial posterior (músculos da perna central). Também é muito importante para fortalecer os músculos na faixa que você precisa para trabalhar para a sua atividade. Por exemplo, trabalhando nos peroneais permitirá que você ande em terreno irregular mais facilmente, como campos ou paralelepípedos.

5. Usar Proteção de Proteção

Se tiver tido lesões no tornozelo anteriores, às vezes é apropriado usar uma cinta protetora para evitar mais lesões ao realizar atividades de nível mais alto. Recomenda-se usar estes apenas se você foi aconselhado pelo seu fisioterapeuta, e que você só usá-lo ao realizar sua atividade escolhida, como o uso excessivo pode levar a mais fraqueza, perda de controle e pode perpetuar o ciclo de risco e lesões.

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