Dor no tornozelo?

Dor no tornozelo?

Um tornozelo torcido ou fraturado são muito comuns e algumas vezes se tornam as lesões mais frequentes no corpo humano. Uma das causas destas dores persistentes, são as pequenas articulações do pé, que muitas vezes são esquecidas na reabilitação após a lesão. Tratá-los pode fazer a diferença para que a dor dure menos e a cura seja mais rápida.

A anatomia do pé é complexa, há muitos pequenos ossos e articulações dentro dele, com muitos músculos e ligamentos circundantes. A principal articulação do tornozelo é denominada a articulação talocrural. Esta é a articulação no final dos ossos da canela (tíbia e fíbula), onde se encontra com o primeiro osso do pé (talo).  A maioria das lesões, é nos ligamentos que sustentam.

Nosso pé é impressionantemente projetado com muitas pequenas articulações, músculos e ligamentos, que interagem a fim de que, possam ser flexíveis e fortes. Estas duas articulações, o talonavicular e calcâneo é que particularmente desempenham um papel importante nos arcos que formam naturalmente no nosso pé como peso urso.

Em resumo, estas articulações pequenas do pé não oferecem uma grande porcentagem do movimento no pé durante a caminhada, mas eles contribuem. Eles também contribuem para os arcos que formam uma plataforma flexível, mas forte, em que somos capazes de levantar e se mover.

Isto permite-nos mobilidade e função incrível sobre dois pés. Após a lesão, é importante prestar atenção não só para os principais motores óbvios no talocrural (tornozelo) e subtalar (retropé), mas também para as articulações do pé meados da talonavicular e articulações calcâneo. A sua parte para o jogo é menor, mas eles funcionam como uma unidade combinada e assim se os problemas persistem, é importante consultar um fisioterapeuta que vai indicar o melhor tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp | Fale com a gente!