Exercícios pendulares de Codman

Exercícios pendulares de Codman

A articulação do ombro é a mais móvel do corpo humano e os exercícios de Codman são realizados para a mobilidade articular do ombro, pois as técnicas de auto mobilização fazem proveito do uso da gravidade para separar o úmero da cavidade glenoide.

Ele ajuda no alivio da dor através de movimentos de leve tração e dão mobilidade precoce as estruturas articulares e liquido sinovial. À medida que o individuo tolera o alongamento pode-se introduzir pesos nos punhos para conseguir uma força de separação articular. Os exercícios devem ser realizados em pé em flexão lombar de 90º, sendo realizados no sentido horário, anti-horário, látero- lateral e antero – posterior.

A musculatura escapular deve estar totalmente relaxada, com o paciente buscando, progressivamente, alcançar maiores amplitudes.

Estes exercícios incorporam três padrões distintos de movimento do ombro: circundução, flexão e extensão (para frente e para trás) e abdução horizontal (de um lado para o outro).

Os exercícios pendulares geralmente são executadas usando apenas o peso de seu braço. Para aqueles que defendem a idéia de se utilizar pesos, a recomendação é que a carga seja introduzida gradualmente e que não exceda 2Kg (aprendi esta recomendação em um simpósio há muito tempo atrás, e não encontrei na literatura alguma justificativa para este limite).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp | Fale com a gente!