O Tratamento contra enxaqueca ganha uma importante aliada, para amenizar a dor crônica que acompanha significativa parcela da população em todo o mundo, estudos comprovaram a eficácia da fisioterapia associada ao tratamento convencional com medicação.
Técnicas especificas são aplicadas no pescoço de pessoas que sofrem da doença. A adição do tratamento da fisioterapia, direcionado ao pescoço, ao tratamento convencional medicamentoso, acelera a melhora clínica, a percepção quanto a essa melhora, a satisfação com o tratamento e ainda reduz a sensibilidade dolorosa local.
As técnicas de fisioterapia fizeram diferença também sobre a intensidade e a sensibilidade da dor relatadas por pacientes. Numa escala de zero a 10, o grupo com fisioterapia disse que a intensidade da dor diminuiu 0,17 no primeiro mês e 0,11, no segundo. Os números para o controle foram de 0,04 e 0,06, respectivamente para primeiro mês e segundo mês de avaliação.
A confirmação desses benefícios ao tratamento da enxaqueca pela equipe brasileira teve reconhecimento internacional.
Assim, os resultados desse estudo reforçam a importância do fisioterapeuta na avaliação e tratamentos desses pacientes. A eficácia obtida nos protocolos com técnicas que testaram proporcionará benefícios reais de alívio de dor e relaxamento muscular, diminuindo os efeitos negativos da enxaqueca.