Fisioterapia – luta contra enxaqueca

O Tratamento contra enxaqueca ganha uma importante aliada, para amenizar a dor crônica que acompanha significativa parcela da população em todo o mundo, estudos comprovaram a eficácia da fisioterapia associada ao tratamento convencional com medicação.

Técnicas especificas são aplicadas no pescoço de pessoas que sofrem da doença

Técnicas especificas são aplicadas no pescoço de pessoas que sofrem da doença. A adição do tratamento da fisioterapia, direcionado ao pescoço, ao tratamento convencional medicamentoso, acelera a melhora clínica, a percepção quanto a essa melhora, a satisfação com o tratamento e ainda reduz a sensibilidade dolorosa local.

As técnicas de fisioterapia fizeram diferença também sobre a intensidade e a sensibilidade da dor relatadas por pacientes. Numa escala de zero a 10, o grupo com fisioterapia disse que a intensidade da dor diminuiu 0,17 no primeiro mês e 0,11, no segundo. Os números para o controle foram de 0,04 e 0,06, respectivamente para primeiro mês e segundo mês de avaliação.

A confirmação desses benefícios ao tratamento da enxaqueca pela equipe brasileira teve reconhecimento internacional.

Assim, os resultados desse estudo reforçam a importância do fisioterapeuta na avaliação e tratamentos desses pacientes. A eficácia obtida nos protocolos com técnicas que testaram proporcionará benefícios reais de alívio de dor e relaxamento muscular, diminuindo os efeitos negativos da enxaqueca.