Estalar os dedos faz mal?

Estalar os dedos faz mal?

Estalar os dedos eventualmente não faz mal, nem prejudica a articulação, no entanto se estalar os dedos se tornar um hábito compulsivo, isto pode causar problemas como lesões na articulação, perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos. Além disso, também pode engrossar as juntas e aumentar o risco de artrite em pessoas pré dispostas. O mesmo pode acontecer ao estalar qualquer outra articulação do corpo.

O que acontece ao estalar os dedos

Há um atrito entre os ossos e um estiramento da cápsula que forma a articulação e neste momento as pequenas bolhas de gases que estão presente no líquido que lubrifica internamente a articulação são liberadas bruscamente, promovendo o ruído do estalo.

Ao puxar os dedos para cima também ouve-se um estalo, mas este é um pouco diferente e é provocado por um vácuo que forma devido a diferença de pressão e à movimentação brusca do líquido sinovial existente dentro da articulação.

Como parar de estalar os dedos

Para vencer o hábito de estalar os dedos, conscientize-se das consequências que este mal hábito pode trazer. Pedir a um amigo ou familiar que chame sua atenção sempre que estalar os dedos pode ajudar a controlar a situação.

Quem fica estalando os dedos ou outras articulações, como as costas e o pescoço, em busca de alívio ou porque sente a articulação está “presa”, deve procurar um fisioterapeuta para que seja feita uma avaliação e  tratamento específico conforme o caso. A articulação pode estar sendo sobrecarregada devido a músculos muito tensos e isso pode ser tratado.

Fonte: Tua Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp | Fale com a gente!