A eficácia da fisioterapia manual na cefaléia tensional

A eficácia da fisioterapia manual na cefaléia tensional

A cefaléia, definida como qualquer dor referida no segmento cefálico, trata-se de uma manifestação extremamente prevalente, com mais de 90% da população acometida.

Normalmente as pessoas que sofrem com as cefaléias tensionais, as chamadas “dores de cabeça” nunca procuram tratamento médico e o mais normal acaba sendo a automedicação, ou seja, as pessoas tomam chás e remédios, para as mais diferentes dores e acaba acontecendo que as dores passam momentaneamente, porém voltam depois de algumas horas, dias ou semanas. Isto ocorre porque elas acabam “inibindo a atuação (atividade) do sistema nervoso central” mas esta inibição ocorre por curtos períodos e ao término destes as dores voltam e as vezes até com maior intensidade do que antes.

O grande problema é que as pessoas tratam apenas um dos sintomas e quase nunca tratam a causa, é por isso as dores recorrentes por meses e até anos.

Os principais grupos musculares atingidos e responsáveis pelas cefaléias são: esternocleitomastoideo, trapézio, esplênio do pescoço, esplênio da cabeça e também a coluna cervical superior caracterizada pelas vértebras C1 e C2. O trabalho da fisioterapia manual reposiciona estas vértebras, “desativa” os pontos gatilhos destes grupos musculares e posteriormente alonga e fortalece estes grupos, com isso resolvendo em definitivo as suas crises de cefaléias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp | Fale com a gente!