Postura – a coluna lombar e dor nas costas

Postura – a coluna lombar e dor nas costas

A definição de postura pode ser bastante vaga.
A ergonomia discute os aspectos da postura longamente, sem realmente defini-la. A mais recente definição é ligeiramente mais explícita: “postura é definida como a média de orientação das partes do corpo ao longo do tempo” (Bridger 2003).
O que podemos dizer de outra forma é que o movimento humano também é simples: “postura significa simplesmente posição ou o alinhamento das partes do corpo” (Trew e Everett, 2001).
Um dicionário define-o como “a forma como se mantém o corpo em pé, sentado ou caminhando”, ou “uma determinada posição ou atitude do corpo” (Chambers Concise Dicionário 2004).

Provavelmente uma reflexão mais útil de aspectos de postura são as dimensões consideradas relevantes na análise de cargas de trabalho estáticos:

  • Relações angulares entre partes do corpo
  • Distribuição da massa de partes do corpo
  • Forças exercidas sobre o meio ambiente durante a postura
  • Período de tempo que se fica em determinada postura
  • Efeitos sobre a pessoa que mantêm essa postura

Destas dimensões, provavelmente os últimos dois que são de maior interesse, e serão o foco deste artigo. Como veremos se o período de tempo que uma postura é mantida tem uma conexão essencial com o efeito de que essa postura seja o tema altamente relevante para a vida moderna, como os seres humanos modernos no Ocidente passam longos períodos em posturas relativamente estáticas.

Todas as descrições de postura implicam que a postura é um processo ativo, em vez de um processo estático. Podemos permanecer em posturas relativamente estáticas por longos períodos durante o trabalho, descanso ou sono, mas todas essas atividades são caracterizadas por alterações intermitentes na postura. Períodos de postura relativamente estática pode ser interrompido por períodos de atividade vigorosa, por exemplo: durante a corrida, trabalhando no ginásio, trabalho manual, ou jardinagem. “A postura não pode ser separada do movimento, mas deve ser considerado como movimento temporariamente preso, pois ele está em um estado constante de mudança, como qualquer um que tenta ficar parado por qualquer período de tempo vai saber.

As posturas estáticas tendem a crescer mais à medida que envelhecemos e as nossas posturas ativas declinam. Por exemplo, entre a infância e os 60 anos, há quase uma redução para metade dos movimentos da coluna lombar e há um declínio forte na participação em exercícios, especialmente entre as mulheres. O envelhecimento pode ser associada com posturas mais fixas, tais como perda de extensão lombar e exagerada cifose cérvico torácica devido a alterações espondilótica ou osteoporose. Patologias articulares inflamatórias, tais como espondilite e artrite reumatóide, podem produzir uma redução  drástica no movimento.

Postura é, portanto, uma constante; algo que nunca nos deixará, mas, pela sua natureza, algo que raramente será consciente para cada um de nós. A exceção a isso é quando diferentes posturas causam uma mudança em um problema de saúde. Sabe-se portanto, que diferentes posturas afetam as funções fisiológicas.

Podemos abordar a a postura e dor lombar por áreas:

  • Analisar a postura
  • Efeitos da postura na anatomia e fisiologia
  • Postura normal
  • ‘Postura ideal’
  • Posturas sustentadas
  • Existe uma postura ideal para sentar-se?
  • Estar sentado é um fator de risco para a dor lombar?
  • Certas posturas sentadas são um fator de risco para dor nas costas?
  • Fazer certos movimentos agravam a dor nas costas?
  • Existem variações posturais com sintomas diferentes?

Analisando a postura

Existem inúmeras maneiras de analisar a postura e muitas são explorados em detalhes em livros de ergonomia. Pode-se partir da observação direta, da medição com goniômetros, da análise por vídeo em computador, em medidas subjetivas, assim como pelo início de níveis de desconforto de posturas sustentadas e diferentes tipos de eletromiografia.
Obviamente, os diferentes métodos de captura das observações e das diferentes dimensões dos componentes da postura podem focar nas relações entre partes do corpo, algumas no trabalho muscular e outras sobre o efeito da postura em termos de desconforto.

Efeitos da postura na anatomia e fisiologia

Diferentes posturas afetam a coluna de maneiras diferentes. Geralmente, estão associados com a flexão da coluna lombar, torácica e inferior da coluna cervical, a menos que uma postura sentada seja mantida muito vertical como a que se está de pé e que a de pé esteja associada a extensão ou lordose da coluna lombar.  A flexão do joelho faz com que a inclinação posterior da pelve produza um achatamento da lordose lombar. Assim, o fato de cruzar as pernas pode achatar a coluna lombar. Forças sobre a coluna são o resultado postura e da atividade dos músculos, como suportes passivos.

Posturas diferentes alteram a atividade muscular; durante os movimentos, os músculos que estão de volta mostram ligeira, intermitente ou nenhuma atividade, todas influenciadas pela posição da coluna vertebral, sempre em referência à linha de gravidade. Quanto mais fora do centro de gravidade os grupos musculares mais contra-laterais terão de trabalhar para manter o controle. Quando se esta sentando a atividade muscular é mínima de modo que as cargas tendem a ser transferidas para tecidos moles locais.  As posturas afetam a anatomia e a fisiologia. Quando a flexão da coluna lombar do disco intervertebral é comprimida anteriormente, provoca um deslocamento posterior do núcleo polposo e um aumento na pressão intra-discal, assim há uma distribuição uniforme do stress dentro do disco e com isso o aumento da oferta de metabólicos para o disco. Os canais da coluna vertebral são alargadas, a medula espinhal é tensionada e a carga sobre as articulações zigoapofisárias é reduzida com a flexão. Efeitos opostos ocorrem com a extensão, bem como a pressão reduzida no núcleo polposo. Estas são todas as alterações anatômicas normais para as posturas diferentes.  A posição prolongada provoca agrupamento periférico do sangue, alterações à frequência cardíaca e pressão arterial e, consequentemente cessa a bomba muscular venosa, que retorna sangue ao coração.

Postura normal

Tem havido inúmeras tentativas de definir tipos de postura corporal, mas estas não são geralmente úteis pois os  indivíduos têm perfis antropométricos e fisiológicos únicos. A variabilidade individual durante o dia e inter-individual muda o que é considerado “normal” tornando isso impossível de definir com precisão.

‘Posturas ideais’

Posturas ideais foram definidos, principalmente relacionadas com a simetria das partes do corpo e o equilíbrio entre direita e esquerda e posterior e anterior. No entanto não está claro se existem posturas corporais ideais. Assimetria assintomática não é incomum e se não for dramática não está ligada à dor ou limitações funcionais. Dados os múltiplos efeitos de diferentes posturas sobre numerosas estruturas, bem como a base teórica para determinar o que a “postura ideal ‘ é, não surpreendentemente tem havido interpretações contraditórias sobre este tema. Algumas autoridades sugerem que a coluna lombar deve ser levemente flexionada quando sentada; enquanto outros sugerem que uma postura mais “lordótica” é melhor.

Posturas sustentadas

Quando os tecidos moles são expostos a cargas contínuas numa única direcção sem interrupção ocorre o movimento adicional. Este ligeiro movimento, conhecido como deformação, tem como resultados um rearranjo de fibras de colágeno e de água a ser espremida a partir do tecido mole. Se a carga sustentada não é excessiva nos tecidos moles a recuperação será razoavelmente mais rápida. No entanto a carga excessiva, com interrupção limitada e repetição frequente, apesar do fato de que estas são as cargas normais podem alterar as propriedades mecânicas dos tecidos moles. Assim, estes tecidos podem se tornar suscetíveis a falha por fadiga, e para o desenvolvimento insidioso de sintomas musculoesqueléticos, apesar de nenhum trauma óbvio. Uma vez que as posturas estáticas tenham induzido ao desconforto, este aumenta linearmente com o tempo da postura  e a recuperação pode ser lenta.

Estima-se que nos países ocidentais 75% dos trabalhos são executados sentados. Numerosos postos de trabalho em escritórios na atualidade exigem longas horas nesta posição de flexão. Trabalhadores em escritórios são inúmeros, alunos em escolas, até os transportes no caminho para o trabalho, todos passam a maior parte de seu dia sentados  e depois relaxam à noite no sofá e depois cama. Por exemplo cerca de 87% das pessoas com mais de 15 anos assistem uma média de mais de 3 horas de televisão por dia. Assim, as atividades de flexão sustentada dominam a vida de cada dia de muitas pessoas.

Existe uma postura ideal para sentar-se?

Há algum debate sobre a postura sentada ideal. Alguns especialistas sugerem que senta-se em posturas flexionadas moderadas é preferível, ao passo que durante a caminhada uma ligeira lordose tem certas vantagens. No entanto muita flexão é pior do que um pouca, assim como flexão prolongada pode comprometer a capacidade dos músculos para proteger a coluna vertebral lombar. Outros sugeriram que existem várias desvantagens para estar sentado em flexão e que a manutenção da lordose é melhor quando sentado.

Existe um debate que tem por base os efeitos anatômicos e fisiológicos de diferentes posturas que são descritos acima. Vários estudos sugerem que sentar-se em posturas mais flexionadas por períodos prolongados é mais susceptível de gerar desconforto do que outras posturas prolongadas.  Além disso aqueles que desenvolvem dor nas costas, as têm por estar períodos mais longos sem interrupção em uma mesma posição. Em última análise, deve-se reconhecer que pode não haver nenhuma postura sentada ou em pé ideal. É claro que qualquer postura mantida por qualquer período de tempo sem interrupção vai se tornar desconfortável e até mesmo dolorosa. Apesar  do desacordo sobre qual é a posição sentada ideal, vários autores são claros e consistentes sobre a recomendação para interrupção regular a partir de qualquer posição sustentada, bem como a importância dos ajustes posturais intermitentes.

Estar sentado é um fator de risco para a dor lombar?

A ligação entre posturas sentadas sustentadas e dor nas costas é incerta. A relação entre a dor nas costas e os fatores físicos do local de trabalho se encontram nas evidências de que a postura desajeitada esta associada com a dor nas costas, mas não há provas suficientes de que existe uma relação entre posturas de trabalho estático e dor nas costas. No entanto, dado a quantidade de tempo que muitas pessoas gastam sentadas e os problemas de avaliação de fatores de risco para dor nas costas pode ser prematuro aceitar estas conclusões. Houve um aumento de dor nas costas por posturas de trabalho inábil ou não.

Certas posturas sentadas são um fator de risco para dor nas costas?

Estudos recentes foram estabelecidos para explorar se havia alguma relação entre posturas da coluna vertebral e os resultados na saúde, incluindo a dor lombar. Elas concluíram que não havia nenhuma evidência forte para qualquer associação entre postura e coluna vertebral, dores na coluna em particular. No entanto, os autores identificam a fraqueza dessa evidência. Além disso pode-se sugerir que as tentativas de vincular certas posturas com uma história de dor nas costas é uma generalização em vez de uma maneira específica para abordar esta questão, como postura e dor não estão diretamente relacionadas.

Fazer certos movimentos agravam a dor nas costas?

Certos movimentos podem agravar ou aliviar os sintomas mais comumente. Sem surpresa, a evidência que temos indica que há resposta individual é variável para as mesmas posições. Em outras palavras, uma postura sustentada, como a sessão, pode fazer uma pessoa com dor nas costas piorar, mas uma outra melhorar.
Estudos com cerca de 1.000 pacientes com dor lombar (McKenzie e maio de 2003) relatam que as foram as posições de flexão (sentado, flexão e condução) ou atividades sedentárias, que provavelmente implicam em flexão, foram mais comumente identificados como fatores agravantes; enquanto posturas de extensão (a pé e de pé) foram menos comumente identificados. Igualmente posições de flexão, tais como sentar ou flexão foram muito raramente relatadas para aliviar os sintomas, enquanto posições de extensão ou deitado comumente eram.

Existem variações posturais em pacientes com sintomas?

Os dados analisados ​​acima sugerem que uma conclusão firme sobre a relação entre postura e dor nas costas não é clara.
Uma questão mais sutil e relevante é saber se os pacientes específicos precisam de uma postura específica para a melhoria dos seus sintomas. Há evidências de que certas posturas estão associados com exercícios específicos de direcção. Assim, as pessoas com dor nas costas que ficam sentadas vão se sentir melhores com exercícios de extensão; enquanto que aqueles que sentados se sentem bem, porque suas posturas são diferentes dos controles assintomáticos. Há evidências crescentes de que a população  que possui dor nas costas não é um grupo homogêneo e a variabilidade postural, sobre as posturas agravantes e de alívio podem ser uma maneira útil para explicar alguns subgrupos diferentes.
(Fonte: S May, Ph.D. – Sheffield Hallam University, Sheffield, UK – D Lomas, B.Sc. – Sheffield Hallam University, Sheffield, UK)

Conclusões

Postura é uma questão complexa, a definição frequentemente vaga, e múltiplas variáveis ​​são relevantes quando se considera a questão. A postura é com gente o tempo todo e é geralmente ignorada, mas sabemos que afeta a anatomia e a fisiologia de cada um de forma diferente. As variáveis ​​mais importantes são provavelmente relacionadas a posturas sustentadas e o efeito que estas podem ter sobre um indivíduo. A evidência sobre o seu papel em provocar sintomas músculo-esqueléticos e como fator de risco para dor nas costas é fraca. No entanto, é claro que posturas específicas, mais comumente as de flexão, comumente agravam a dor nas costas quando presentes. A indefinição da pesquisa relatada acima – consiste em uma particularidade de que cada corpo possui diferentes resistências e diferentes possibilidades de dor e de cura da mesma.

O que temos certeza absoluta é que uma terapia músculo-esquelética manual pode avaliar pontualmente a coluna de cada um e compreender se este indivíduo tem este ou aquele problema, podendo atuar sobre ele e estabelecer a melhor postura que venha a aliviar a dor e determinar um padrão preventivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp | Fale com a gente!