Como a síndrome do túnel do carpo é tratada

Síndrome do Túnel Carpal ou Síndrome do Canal Cárpico, é uma lesão musculoesquelética que afeta o pulso, com as dores sendo encaminhadas para os polegares, dedos e, ocasionalmente, até o antebraço. Origina-se a partir de um nervo, que se desloca na base do polegar perto do pulso.

Os sintomas geralmente consistem em dormência, dor e fraqueza nos dedos da mão afetada. É causada pelo estreitamento/inchaço do pequeno canal ou “túnel” onde o nervo mediano está. Este nervo torna-se compactado resultando na sensação de dormência e dor.

A maneira em que a Síndrome é tratada varia dependendo de qual a causa. As causas e seus melhores tratamentos são os seguintes:

Obesidade, artrite e Trauma: Estas podem causar inchaço através do qual o nervo mediano “viaja”. Muitas vezes, o inchaço pode ser temporário em algumas pessoas, embora compressão a longo prazo no nervo pode resultar em danos permanentes. Para problemas inflamatórios, uma das boas opções sugeridas é a terapia manual pois é uma grande ferramenta para liberação do carpo, reposicionando a articulação e liberando a enervação, diminuindo assim o processo inflamatório do nervo mediano.

Trabalhos manuais com movimentos repetitivos: Os trabalhadores manuais, ou aqueles que realizam trabalhos que requerem repetitivos movimentos ou uso de ferramentas que vibram ou têm impactos martelar, podem ser mais propensas a adquirir a síndrome devido ao trauma na mão. Tem sido demonstrado que a atuação de  um fisioterapeuta nestes casos com a terapia manuel e o uso de talas especializadas para o punho podem reduzir muito o estresse sobre as estruturas responsáveis. Esta é uma apenas uma das opções mais comuns de tratamento.

Gravidez: A gravidez está muitas vezes associada com o inchaço do tornozelo devido à retenção de água de certas mudanças hormonais, embora também pode afetar as mãos. Este aumento da retenção de água pode tornar os tecidos moles em torno do pulso. Geralmente, os sintomas permanecem durante todo o dia a partir dos níveis de hidratação diferentes, e muitas vezes resolver totalmente após a gravidez.

Fraturas ou doenças ósseasCertas fraturas ou doenças ósseas (tais como artrite) podem vir a causar esporas ósseas para crescer e reduzir o espaço no canal do carpo. Geralmente, casos como este precisam ser tratados cirurgicamente, caso não haja resultado com os procedimentos fisioterápicos.

Tumores: Os tumores que crescem em torno dos nervos no pulso ou nos tecidos da pele, pode invadir o espaço do túnel. Este é o caso mais raro de síndrome e é observada em menos do que 1% dos indivíduos que são tratados. A fisioterapia pode fornecer exercícios para gerir a condição de forma independente ou em conjunto com outras estratégias mencionados acima.