Como a Fisioterapia pode proporcionar alívio da dor do nervo ulnar

Localizado dentro do cotovelo, o nervo ulnar ou cubital é vulnerável a todos os tipos de forças e problemas. Ele passa muito superficialmente na “esquina óssea interna do cotovelo” ou “osso engraçado” ou ainda chamado “amor de sogra”. Não há nada engraçado sobre a dor sentida nesta área quando acontece uma boa pancada acidental. Isso machuca muito. Nervos podem produzir uma enorme quantidade de dor, como sintomas de queimadura, formigueiro e/ou dormência. Você não tem que ter todos as três para ter um problema com o nervo ulnar, além disso, a distribuição dos sintomas pode variar dependendo da quantidade e do tipo de problema de irritação.

Os nervos precisam de um suprimento de sangue constante e “reclamam em voz alta” se o seu fornecimento de sangue é restrito devido à compressão. Eles também não gostam de ser”sufocados”,  gostam de ser capazes de se mover através dos tecidos circundantes, como o espaguete em ebulição em uma panela. Se você dá ao espaguete espaço e mantém a  água em movimento, o macarrão não fica preso em conjuntos ou no fundo da panela. Esta é uma boa maneira de pensar dos vários nervos do nosso corpo, que têm a deslizar e mover-se ao redor e por tantas outras estruturas em nosso corpo. Sobre os músculos tensos ou alterações em nossos ossos (talvez uma fratura ou algum osteoartrite) pode comprimir ou restringir a circulação do nervo, neste caso ele vai reclamar. Nervos também não gostam de uma acumulação de substâncias químicas inflamatórias perto deles. Eles reagem mal a isto, seja porque o volume de fluido o comprime diretamente, ou as substâncias químicas os irritam. Isto significa que lesões nas proximidades ou em algum lugar ao longo do nervo podem causar dor ou novos sintomas. No entanto, isto não tem que ser diretamente no local onde os sintomas se fazem sentir. Problemas com o nervo no pescoço ou na mão podem ser causa de outro local – o que é conhecido como uma resposta ‘double crush’, até mesmo uma pequena vulnerabilidade no cotovelo ou possivelmente muito movimento repetitivo pode causar sintomas ali.

Identificando as causas
O que a fisioterapia pode fazer é ajudá-lo a identificar os fatores de risco no seu conjunto específico de circunstâncias com avaliação neural cuidadosa e análise dos tecidos circundantes que podem estar causando problemas. Você pode até pensar que você tem algo diferente para um problema no nervo tais como o cotovelo ou o uso excessivo do músculo do golfista, mas, na verdade, seu nervo ulnar está contribuindo para seus sintomas persistentes. O diagnóstico preciso pode ajudar a acelerar a recuperação quando você pode em seguida, receber tratamentos, tais como exercícios de mobilidade neurais para melhorar a circulação e a saúde do nervo,  exercícios para descarregar pressões circundantes, liberação de músculos tensos ou articulações rígidas que possam estar parando o nervo de mover facilmente ou um tratamento para reduzir o inchaço e irritação química na área.
Existem muitas e variadas opções de tratamento para tentar antes que haja qualquer necessidade de considerar os tratamentos mais invasivos, para ter certeza de obter uma avaliação boa e completa para resolver qualquer problema que você está enfrentando com o cotovelo.