A TERAPIA MANUAL É A ÁREA DA FISIOTERAPIA QUE CONTEMPLA O USO DE UM CONJUNTO DE TÉCNICAS MANUAIS EM BENEFICIO DO PACIENTE.
Para muitos leigos, a terapia manual é conhecida como um tipo de massagem e muitos a procuram por insatisfação com a fisioterapia convencional, pois os resultados são mais rápidos e eficientes.
Possui uma visão global do organismo e utiliza-se de recursos terapêuticos que a fisioterapia convencional não atua.
O estilo de vida moderna impõe ao corpo grande carga funcional, gerando dores e disfunções neuro-músculo-esqueléticas. Aliado a isso, e cada vez menos o tempo disponível dos pacientes para o seu tratamento. Neste contexto, a terapia manual traz ao fisioterapeuta ferramentas de recuperação mais rápida a estes problemas, atuando sobre restrições de mobilidade qualquer elemento de desordem mecânicas ou de bloqueio funcional.
Na terapia manual é dar atenção particular ao alinhamento das articulações. A contração muscular é sinônimo de aumento da pressão articular. Os maus hábitos por contração muscular aumentada podem induzir tensão articular pelo efeito de micro-trauma repetitivo em qualquer das articulações.
O OBJETIVO DA TERAPIA MANUAL É BUSCAR UM ESTADO FISIOLÓGICO DE REPOUSO ARTICULAR COM:
– Menor quantidade de pressão intra-articular ;
– Menor tensão do tecido conjuntivo ;
– Menor quantidade de atividade muscular ;
PARA QUE AS ARTICULAÇÕES POSSAM FUNCIONAR:
– Sem dor;
– Sem atrito;
– Sem desgastes;
– Sem rupturas;
– Com um limite funcional nos movimentos.
ISTO PODE SER OBTIDO ATRAVÉS DE UM TRABALHO DE ALINHAMENTO DE TODO O CORPO COM TERAPIA MANUAL.
A META FINAL DE TODA TERAPIA É O ESTADO MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO PERFEITO BEM ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL DE NOSSOS PACIENTES.