BANDAGENS FUNCIONAIS

Bandagem refere-se a faixas de tecido adesivas ou não para aplicação sobre a pele com objetivos terapêuticos, por exemplo, para inibir, conter e limitar
um movimento doloroso ou patológico. Utilizadas nas lesões para dar suporte firme e seguro à musculatura, sem imobilizar totalmente o membro afetado.
Desta forma o indivíduo poderá mover ligeiramente o membro acelerando sua recuperação.
Esta é uma característica particularmente importante em alguns tipos de lesões como entorses, luxações, entre outras.

bandagens funcionais

É uma terapia que usa uma técnica mecânica, sem medicamento, com fitas especiais, livres de látex, aderentes a pele, de material ondulado, que se ativa pelo calor do corpo.
A técnica consiste na colocação de uma fita especial e elástica sobre a área a ser estimulada, onde a força mais importante é a força de reação ao estiramento da fita.
Sua função é de analgesia, de estimulação e correção, o método tem uma gama de opções para que se alcancem os objetivos propostos.

O paciente pode praticar esportes, trabalhar, tomar banho, fazer sessões de fisioterapia e todas as atividades da vida quotidiana com a bandagem.
As cores não possuem relação com nenhum estimulo especial de tratamento, apenas “lembram” o paciente  de manter ou se posicionar conforme o fisioterapeuta
lhe solicitou, para ajudar na solução de seu problema.