Torção no tornozelo

Torção no tornozelo

A maioria das pessoas já tiveram um tornozelo torcido em algum momento de sua vida.
– Descansar é a palavra de ordem!
Você pode precisar usar muletas até que a caminhada não seja dolorosa sem elas.
O tratamento inicial para uma entorse de tornozelo é resumido por uma única abordagem que chamamos de GCEM: Gelo, Compressão, Elevação e Muletas.

certo que dependendo da gravidade, um pronto socorro e um médico para avaliar é indispensável…
GELO – Durante as primeiras 48 a 72 horas ou até que o inchaço desapareça, aplicar gelo durante 10 a 20 minutos, a cada 1 hora durante o dia. Após 48 horas, você pode continuar com gelo ou tente banhos de contraste.

COMPRESSÃO –  Um envoltório de compressão elástica vai ajudar a diminuir o inchaço e deve ser usado para as primeiras 24 a 36 horas. Uma cinta de proteção também deve ser usada se você tentar suportar o peso sobre o tornozelo lesionado. Não aplique o envoltório com muita força. Solte o curativo se ficar muito apertado. Sinais de que o curativo esta muito apertado incluem dormência, formigamento, dor aumentada, frieza, e inchaço na área abaixo da bandagem.

ELEVAÇÃO – Elevar o tornozelo acima do nível do seu coração durante 2 a 3 horas por dia, se possível, vai diminuir o inchaço e os hematomas.

Cuide para calçar apenas calçados firmes mas que não apertem o local machucado – sapatos de amarrar para um apoio é legal. Mas tenha cuidado. Não force o pé em uma bota se você sentir muita dor ou desconforto.

O seu médico pode sugerir que você mantenha algum ou todo seu peso fora de seu tornozelo enquanto ele cura. Se isso acontecer, aprenda a usar muletas ou andador corretamente e com segurança.

Quase todos as entorses de tornozelo curam por conta própria, sem necessidade de uma intervenção cirúrgica, mas com um tratamento fisioterapêutico adequado e a reabilitação ainda conta com exercícios específicos para cada caso.

Em seis semanas após entorse de tornozelo deve-se esperar 90% de bons resultados e o retorno a um bom nível de função. No entanto, é possível que existam alguns sintomas residuais de dor ou instabilidade da articulação do tornozelo.  Durante o  período  de tratamento, mesmo após 6 meses há ainda existe a possibilidade de 20 a 30 % dos pacientes sentirem algum grau de desconforto ou leve instabilidade da articulação. A cirurgia somente acontece para reparação quando os ligamentos são rompidos ou se houver a quebra de um osso.

A terapia manual será importante após as 36h para melhorar o sistema linfático, com isso diminuir o inchaço. Sendo importante para reorganizar os músculos e ossos, buscando o reequilíbrio músculo articular do tornozelo.

Uma forma fácil de torcer o tornozelo é andar na rua por calçamentos danificados e/ou feitos com irresponsabilidade, com degraus e reentrâncias – como é comum em nossas cidades. Se for mulher e estiver com calçado de plataforma… Socorro!  As condições são mais do que propícias para um acidente!!! Cuide de seu tornozelo, afinal ele possui uma tarefa bastante difícil, que é manter e locomover você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp | Fale com a gente!