O que faz um Fisioterapeuta como profissional?

O que faz um Fisioterapeuta como profissional?

Estive com um grupo de jovens, destes que estão pensando “o que eu quero fazer na vida” e me foi perguntado o que faz um Fisioterapeuta como profissional?

Achei interessante rever e afirmar:
O fisioterapeuta pode ser autônomo ou atuar em consultórios, asilos, clínicas e centros de reabilitação, escolas, clubes, hospitais, unidades de saúde e empresas, sejam elas no setor privado ou público.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS – para um país com mais de 160 milhões de habitantes seria necessário um quadro em torno de 160 mil profissionais.
Aqui no Brasil, temos em torno de 40 mil profissionais que estão devidamente registrados, sendo que a maioria é concentrada na capital paulista e na região. Podemos afirmar que hoje a carreira de fisioterapeuta está mais concorrida, principalmente no campo esportivo, pode ser até pela passagem da Copa do Mundo e agora das Olimpíadas. Mas afirmamos que a carreira vai muito além disso. O profissional pode e deve atuar na recuperação de pessoas acidentadas, portadoras de distúrbios neurológicos, respiratórios e até cardíacos, fazendo com que as funções se restabeleçam.

Outro campo se abriu por causa das reclamações dos planos de saúde e das empresas, que tem a preocupação em relação a saúde de seus funcionários quanto à postura e procedimentos no ambiente do trabalho. No caso, o fisioterapeuta também se tornou um profissional da área de saúde preventiva, atuando em programas de reeducação postural com o intuito de prevenir, e, em alguns casos, até tratar de problemas musculares ou de coluna durante o expediente, proporcionando mais conforto, melhor desempenho e aumentando assim a qualidade dos produtos e/ou serviços.

Pessoas saudáveis produzem produtos e/ou serviços saudáveis!

O setor público, no entanto é um campo com menos oportunidades, pois os concursos são abertos muito raramente. Fazendo dessa forma com que muitos profissionais optem por trabalhar de forma independente, realizando atendimentos domiciliares. E os pacientes são os mais diversos possíveis. O fisioterapeuta atende pessoas de todas as idades e em todas as situações necessárias para recuperação físicas principalmente – Inclusive grávidas, crianças, idosos com quadro de derrame e pessoas portadoras de deficiências física e mental.

Para exercer a profissão, além de realizar o curso de graduação de ensino superior, o futuro fisioterapeuta é obrigado a se registrar no Conselho Profissional da categoria de sua região. Quem regulamenta a profissão de Fisioterapeuta no Brasil é o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), subdividido em regiões em seus CREFITOs (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). O Conselho Federal e suas regiões têm como principal objetivo ‘normatizar e exercer o controle ético, científico e social das atividades da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional e das empresas prestadoras de tais tipicidades assistenciais ao meio social‘. 

Adoro minha profissão!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp | Fale com a gente!